TUDO SOBRE O MUNDO DO RÁDIO, MÚSICA E ENTRETENIMENTO

FAZER RÁDIO É FÁCIO MAIS PARA ISSO É PRECISO SABER COMO, E AQUI VOCÊ FICA SABENDO..

RAMON CORRÊA ( ESTÚDIO CONEXÃO )


O Maxímo em Produções , Locutor, Apresentador e Animador Profissional (Rádio, Tv e Eventos)Habilidades Profissionais Comunicação:Produtor Artistico, Coordenador de Eventos, Locutor, Apresentador e Animador de Rádio, Tv e Eventos.Habilidades Profissionais Tecnica:Operador e Produtor de Gravadora, Operador de Áudio e Dj.RAMON CORRÊA ( LOCUTOR )Itens na Comunicação:1 - Mestre de Cerimonias.2 - Locutor.3 - Apresentador.4 - Animador.5 - Locutor Publicitario (off ou produzidas)RAMON CORRÊA ( LOCUTOR )Exemplo em Eventos: Aberturas Empresariais, Queima de Estóque, Lançamento de Produtos, Congressos, Formaturas, Aniversarios, Debutantes, Casamentos, Bodas, Mensagens e todos os tipos de Festas, Shows e Eventos tantos comerciais ou não comerciais.RAMON CORRÊA ( LOCUTOR )Exemplo em Estúdio:Vinhetas, Spots, Teasers, Chamadas, Mensagens, Audiovisual, Espera Telefonica na voz seca em off ou pronta totalmente produzidas (Tudo para Rádio, Tv e Evento)
Confira os estilos:Jovem, Impacto, Padrão, Romantico, Jornalismo RAMON CORRÊA ( LOCUTOR )Seja no Estúdio ou no Eventos Entre em contato : Dúvidas e atendimento on-line no e-mail e msn:estudioconexao@hotmail.com Peça um demo e compare a qualidade e a criatividades de RAMON CORRÊA (LOCUTOR )

terça-feira, 11 de maio de 2010

Dicas essenciais para um locutor de rádio ter exito em seu tabalho diário



Fonte: Como Falar no Rádio – Editora Ibrasa
Não existem fórmulas mágicas para se formar um bom locutor, existem recursos que, quando bem aproveitados, facilitam na locução.

O Locutor e o Microfone

Alguns anos atrás os microfones não possuíam a tecnologia de hoje. Com o desenvolvimento dos atuais, temos condições de ampliar a voz humana a extraordinários limites. A voz passou a ser mais bem detectada, ganhando um colorido todo especial. Da mesma forma que a voz passou a ser amplificada, com a nova tecnologia, surgiram também alguns requisitos básicos a serem observador pelos locutores quanto à sua utilização:

* ANTES DE USAR UM MICROFONE, DEVE-SE TESTÁ-LO JUNTO AO EQUIPAMENTO.
Atitude: Coloque a chave do microfone ou o canal em que ele está acoplado à mesa em áudio, e teste-o de forma a saber se está como o funcionamento normal. Via de regra sempre fazemos o teste antes de entrarmos no ar.
* POSICIONE O MICROFONE DE FORMA CORRETA JUNTO A VOCÊ.
Atitude: Os microfone são acoplados às “girafas”, ou seja, a pedestais metálicos, reguláveis na altura e na distância. Certifique-se de que o microfone esteja desligado e regule-o de forma a ficar em distância e altura compatíveis ao seu trabalho.
* DISTÂNCIA CORRETA.
Atitude: Conforme o microfone variam-se as distâncias. Existem microfones mais sensíveis, que devem ficar a pelo menos 1 metro de distância do locutor, devido sua multidireção de captação sonora. É o chamado microfone multidirecional.
O Shure, Leson e outros de semelhantes características são chamados de unidirecionais, por captarem os sons da voz com qualidade, somente na posição frontal e, neste caso, devem ficar a uma distância de 10 a 20 cm do locutor. Pois do contrário, em distância provocaríamos os famosos “pufs” no ar, que nada mais são do que a saturação na capacidade de captação do mesmo.
* MAU FUNCIONAMENTO DO MICROFONE.
Atitude: Se o microfone começar a funcionar mal, não vacile em substituí-lo por outro. Normalmente mau funcionamento do equipamento se dá pelo desgaste do material, por quedas e fortes batidas no mesmo e ainda por mau contato dos cabos e conectores do microfone junto à mesa.
* CUIDADO COM A RESPIRAÇÃO, POIS O MICROFONE VAI CAPTÁ-LA E AMPLIFICÁ-LA.
Atitude: Uma das coisas que mais demonstram que um locutor é iniciante é a forma pela qual são feitas as tomas de ar antes de se falar. O microfone amplifica os sibilados da voz
e os ruídos provocados pela boca. É extremamente desagradável ouvirmos alguns tipos de ruídos provocados pela língua, dentro da boca, durante a locução. Cuide para isto não acontecer.
* NÃO DÊ APARTES PRÓXIMO AO MICROFONE, A SUA FALA SERÁ CAPTADA E AMPLIFICADA.
Atitude: Muitas vezes o microfone é deixado aberto no ar, por esquecimento ou propositadamente, quando na passagem rápida de um segmento a outro do programa. Neste momento devemos cuidar para que não provoquemos sons detectáveis junto a ele, tais como: Úfa, Que calor, Vá mais pra lá, etc.
* SE ESTIVER LENDO NÃO VIRE AS FOLHAS DIANTE DO MICROFONE, VIRE-AS FORA DE SEU ÂMBITO DE ALCANCE.
Atitude: Procure dispor de forma ordenada as folhas dos noticiários ou da programação. Desta forma, quando você entrar no ar, não correrá o risco de perder-se diante delas.

O Locutor e o Ouvinte

Você deve se identificar com o ouvinte e não o ouvinte se identificar com você. Diante desta colocação. Talvez um pouco contraditória à primeira vista, existe a necessidade de você ser intensamente agradável no ar. Pois, são milhares de ouvintes a presenciarem a sua forma de se comunicar. O ser humano, pela sua própria necessidade de se agrupar, procura se identificar com todas as coisas que o rodeiam e ao mesmo tempo se sentir identificados por elas.
Saiba como cativar os seus ouvintes

* Tome conhecimento de tudo o que estiver acontece no na emissora, quanto a promoções a serem realizadas no ar, bem como toda e qualquer alteração dentro da programação.
* Certifique-se de que todo equipamento esteja funcionando normalmente.
* Confira a programação musical, o roteiro comercial.

Ao ler observe os seguintes detalhes:

1. Fique atento aos sinais do operador, quando houver, é dele que sai o comando técnico
2. Interpretar corretamente o texto, para não correr o risco de ser alegre em notícias tristes, ou vice-versa.
3. O tom precisa ser convincente, de quem acredita no que está falando.
4. Pronuncie bem as palavras, não esquecendo os finais com “S” ou com “R”.
5. Articule bem o final das frases e realce as frases finais do texto.
6. Não deixe qualquer ruído atrapalhar a audição do ouvinte. Evite tossir, pigarrear, espirrar ou bater com o lápis ou caneta na mesa. Se acaso acontecer, aja com naturalidade.

O Locutor durante a locução

Quando estiver comandando a programação no ar, não esqueça das regras fundamentais de sincronia e criatividade. O jogo bem elabora, entre as vinhetas e viradas de uma música para outra, traz à sua locução um colorido especial. Procure evitar a falta de concentração no seu trabalho fazendo outras coisas ao mesmo tempo, isto provoca erros.
A concentração é fundamental para a execução perfeita da operação de mesa, quando se trata de um locutor-operador (FM) e ainda é indispensável à sincronia entre o locutor e o operador de áudio (AM). A postura é muito importante, ela revela respeito à programação e ao ouvinte.
O Locutor e a Voz

A voz é o instrumento de trabalho do locutor e através dela muitos conseguem criar uma magia em volta de si. Uma bela voz não é aquela, tão-somente, grave e aveludada; precisamos ainda de uma boa dicção, articulação e interpretação a tudo que falarmos ao microfone.
Existem alguns cuidados para se manter um bom padrão vocal:

1. Evite tomar líquidos gelados.
2. Gargarejos com água morna, acompanhados de meio copo de suco de limão pela manhã. Agem como preventivos das infecções da garganta, prejudiciais ao locutor.

Por: Cyro César
(Extraído do livro – Como Falar no Rádio – Editora Ibrasa)

Nenhum comentário:

Postar um comentário