TUDO SOBRE O MUNDO DO RÁDIO, MÚSICA E ENTRETENIMENTO

FAZER RÁDIO É FÁCIO MAIS PARA ISSO É PRECISO SABER COMO, E AQUI VOCÊ FICA SABENDO..

RAMON CORRÊA ( ESTÚDIO CONEXÃO )


O Maxímo em Produções , Locutor, Apresentador e Animador Profissional (Rádio, Tv e Eventos)Habilidades Profissionais Comunicação:Produtor Artistico, Coordenador de Eventos, Locutor, Apresentador e Animador de Rádio, Tv e Eventos.Habilidades Profissionais Tecnica:Operador e Produtor de Gravadora, Operador de Áudio e Dj.RAMON CORRÊA ( LOCUTOR )Itens na Comunicação:1 - Mestre de Cerimonias.2 - Locutor.3 - Apresentador.4 - Animador.5 - Locutor Publicitario (off ou produzidas)RAMON CORRÊA ( LOCUTOR )Exemplo em Eventos: Aberturas Empresariais, Queima de Estóque, Lançamento de Produtos, Congressos, Formaturas, Aniversarios, Debutantes, Casamentos, Bodas, Mensagens e todos os tipos de Festas, Shows e Eventos tantos comerciais ou não comerciais.RAMON CORRÊA ( LOCUTOR )Exemplo em Estúdio:Vinhetas, Spots, Teasers, Chamadas, Mensagens, Audiovisual, Espera Telefonica na voz seca em off ou pronta totalmente produzidas (Tudo para Rádio, Tv e Evento)
Confira os estilos:Jovem, Impacto, Padrão, Romantico, Jornalismo RAMON CORRÊA ( LOCUTOR )Seja no Estúdio ou no Eventos Entre em contato : Dúvidas e atendimento on-line no e-mail e msn:estudioconexao@hotmail.com Peça um demo e compare a qualidade e a criatividades de RAMON CORRÊA (LOCUTOR )

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

O LOCUTOR DE 10 REAIS.




DEZEMBRO 10, 2009


Sempre existiu uma polêmica em relação ao locutor que grava por um valor “exageradamente acessível”, ou seja, 5 ou 10 reais por uma locução de 30 segundos. Segundo vários profissionais, esse preço provoca uma queda geral nos valores de toda a categoria. Outra reclamação é que não existe nenhuma triagem de quem tem ou não condições e capacidade para exercer o métier, ou seja, existem milhares de “pára-quedistas” falando errado, gravando mal e se dizendo locutores, distorcendo a imagem do que é o verdadeiro profissional.

Argumentos fortes, e devo dizer que concordo com eles. Imagino algum cliente, ao telefone, dizendo “Seu preço é muito caro, eu já consegui o mesmo serviço por 10 reais”. Sim, atire o primeiro headphone quem nunca passou por situação semelhante. Mas uma coisa é a teoria ou o que gostaríamos que acontecesse, e outra é a prática, também conhecida como “realidade nua e crua”.

01) Em economia existe a oferta e demanda. Oferta é o número de locutores loucos para soltar a voz e vender algum produto ou serviço. Demanda é o número de empresas que anunciam e precisam ter uma voz para divulgar a sua mensagem. O primeiro grupo, ao crescer exponencialmente, perde seu poder de barganha, graças à concorrência entre os profissionais. Lembre-se que o segundo grupo sempre terá um crescimento menor. O princípio é o mesmo que faz um aparelho de DVD custar em seu lançamento 2500 reais e hoje o valor do mesmo produto ser de apenas 149 reais em 10 vezes nas Casas Bahia. Essa é a famosa “mão invisível do mercado”.

02) O preço varia de uma região à outra. 10 reais é baratíssimo em São Paulo, mas condizente para uma cidade de 5000 habitantes. Os intermediários em cidades menores também diminuem, deflacionando o preço. Não existem praticamente agências de publicidade e o valor é combinado diretamente entre as partes, em muitos casos nem em dinheiro, mas em produtos. O Brasil é muito maior e inóspito do que a gente imagina.

03) O valor mínimo para locução é uma batalha perdida. Enquanto escrevo este post, 30 locutores estão comprando um B1 da Behringer à prestação, planejando montar seus estúdios e ganhar um extra. A facilidade de tecnologia nivela os preços por baixo. Não só em nosso meio mas em todos os setores da economia.

04) Para muitos, locução é a complementação do salário. Imagine um locutor de uma rádio do interior ganhando 460 reais. Aumentar esse salário, que seja 200 reais (20 spots) é uma benção. Não podemos de forma alguma condená-lo.

05) Uma coisa eu sei: Cada preço tem o cliente correspondente. Quem quer pagar 10 reais acha locutor que cobra 10 reais. As exigências vão aumentando ao mesmo tempo que o cachê. Infelizmente, subir no topo da pirâmide é muito difícil, mas essa dificuldade existe em todas as profissões.

06) Existem locutores ruins de 10 reais? Claro! Mas não são todos. Conheço alguns MUITO BONS que cobram isso (na verdade cobram um pouco mais).

07) Estratégia: Vender 10 comerciais por dia e ganhar 100 reais (semana = 700 reais) ou cobrar 100 reais e esperar uma semana para conseguir um cliente? TODOS já tiveram que pensar nesses termos. Quem vai decidir se você fez a opção certa é o seu cliente. Escolha a sua forma de trabalho e seja feliz.

08) Isso abaixa o valor geral da locução no mercado? SIM. E não há nada que possamos fazer. A tecnologia traz facilidades e dificuldades. Nossa única alternativa é nos adaptar à ela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário