TUDO SOBRE O MUNDO DO RÁDIO, MÚSICA E ENTRETENIMENTO

FAZER RÁDIO É FÁCIO MAIS PARA ISSO É PRECISO SABER COMO, E AQUI VOCÊ FICA SABENDO..

RAMON CORRÊA ( ESTÚDIO CONEXÃO )


O Maxímo em Produções , Locutor, Apresentador e Animador Profissional (Rádio, Tv e Eventos)Habilidades Profissionais Comunicação:Produtor Artistico, Coordenador de Eventos, Locutor, Apresentador e Animador de Rádio, Tv e Eventos.Habilidades Profissionais Tecnica:Operador e Produtor de Gravadora, Operador de Áudio e Dj.RAMON CORRÊA ( LOCUTOR )Itens na Comunicação:1 - Mestre de Cerimonias.2 - Locutor.3 - Apresentador.4 - Animador.5 - Locutor Publicitario (off ou produzidas)RAMON CORRÊA ( LOCUTOR )Exemplo em Eventos: Aberturas Empresariais, Queima de Estóque, Lançamento de Produtos, Congressos, Formaturas, Aniversarios, Debutantes, Casamentos, Bodas, Mensagens e todos os tipos de Festas, Shows e Eventos tantos comerciais ou não comerciais.RAMON CORRÊA ( LOCUTOR )Exemplo em Estúdio:Vinhetas, Spots, Teasers, Chamadas, Mensagens, Audiovisual, Espera Telefonica na voz seca em off ou pronta totalmente produzidas (Tudo para Rádio, Tv e Evento)
Confira os estilos:Jovem, Impacto, Padrão, Romantico, Jornalismo RAMON CORRÊA ( LOCUTOR )Seja no Estúdio ou no Eventos Entre em contato : Dúvidas e atendimento on-line no e-mail e msn:estudioconexao@hotmail.com Peça um demo e compare a qualidade e a criatividades de RAMON CORRÊA (LOCUTOR )

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Softwares mais utilizados para produção de rádio.

DEZEMBRO 10, 2009

aqui estão as principais plataformas em uso nas rádios do Brasil e do mundo. Não tenho por objetivo uma análise técnica, mas sim algumas opiniões e curiosidades sobre cada programa. Todos aliás, excelentes no que se propõem: A produção de chamadas e vinhetas para o rádio.

01) Samplitude.



O atual hit das rádios e produtoras, esse programa vem ganhando muito espaço no mercado pela sua qualidade de som e alguns plugins internos excepcionais. Migrar de outro programa para o Samplitude, no entanto, não é tarefa fácil. Mas uma vez acostumado, você tem em mãos uma poderosa arma de produção.

A versão 11 acaba de ser lançada. Feita pela alemã Magix, a última versão custa 850 euros. Não é nenhuma pechincha.

Visite: http://www.samplitude.com/

02) Vegas.



Programa idealizado principalmente para o vídeo, o Vegas arrebatou imediatamente os produtores de áudio. Ainda é muito utilizado no Brasil e exterior. Argumentos a favor do Vegas: Design simples, sem frescuras e fácil manuseio. Foi a minha escolha por anos. Quem produz com esse software tem grande dificuldade de mudar ( e pra que?), afinal, é o mais prático de todos. Outro destaque é a interatividade com o Sound Forge, pois ambos são da Sony Creative Software.

Preço: 599,95 dólares pelo Vegas Pro 9. Bem mais barato que o Samplitude, mas ainda um pouco caro.

Visite: http://www.sonycreativesoftware.com/

03) Audition.



Mais uma excelente opção. Ainda é o software de rádio mais utilizado nos Estados Unidos. Isso porque nos anos 90 houve um acordo da maior rede de rádios, a Clear Channel, com a então proprietária, a Syntrillium Software (o nome ainda era Cool Edit), que proveu mais de 1000 rádios com o programa. Mas o padrão ficou.

Em 2003, a versão comercial do Cool Edit foi adquirida pela Adobe, que mudou o nome para Audition.

Tem ótimos plugins nativos, principalmente de equalização e noise reduction, além de ser um dos melhores na masterização.

Custa 499 dólares. Está na versão 3.0.

Visite: http://www.adobe.com/products/audition/

04) Reaper



Meu atual programa é o Reaper, pelo melhor custo-benefício entre todos. Para começar seu preço é de incríveis 50 dólares, para duas licenças! Traduzindo: Você o instala em duas máquinas por 25 dólares cada. Não existe nada parecido no mercado. Ainda assim, se você não quiser legalizá-lo, pode rodar a versão shareware que todos (!) os seus recursos são operacionais e o programa não expira nunca. A única diferença é que demora alguns segundos a mais para abri-lo.

É a mais estável DAW que já usei. Também sabe quanto ele pesa na sua máquina? 4 MB! Menos que uma mp3. Além ser portátil, quer dizer, você pode colocá-lo em um pen drive com suas produçoes e efeitos e abrí-lo em qualquer máquina, sem instalar nada e depois retirar o pendrive com seu spot pronto. Nenhum multipista da nossa lista faz isso.

Se você é usuário do Vegas, a transição é imediata, pois ele é tão simples quanto o da Sony e faz a integração com o Sound Forge da mesma maneira. O Reaper é muito bem pensado, por exemplo, ao criar uma track horizontal, ele abre um novo canal no mixer. Perfeito!

E no site do desenvolvedor existe um fórum onde os usuários tem contato direto com os programadores, isto indica que o Reaper está em constante evolução. Suas atualizações são praticamente quinzenais, ao contrário de outros que demoram anos. Ah, essas atualizações são gratuitas!

Poderia descrever muito mais, mas é melhor você descobrir. É o menos conhecido (ainda) da nossa relação.

Preço: 50 dólares!

Visite: http://www.reaper.fm/

05) Pro Tools



O campeão da produção de músicas tem invadido os estúdios de rádio, principalmente no mercado americano. O Pro Tools tem um grande trunfo que é a qualidade superior dos seus plugins, muitos feitos exclusivamente para o ele. Isso quer dizer que o resultado final, em mãos profissionais, é imbatível em comparação à todos os outros. Mas as desvantagens também são fortes, como por exemplo o preço, a incompatibilidade com outros softwares, a difícil manuseabilidade e a obrigatoriedade de usar o hardware da Digidesign. Uma versão mais simples do Pro Tools roda em placas da M-Audio ligadas à computadores com processamento intel.

Preço: O distribuidor brasileiro (Quanta) não divulga o valor no site, mas prepare seu bolso.

Visite: http://www.digidesign.com/

06) Sound Forge.



Nosso editor preferido entra na lista como complemento. Muitos gostam de gravar voz ou masterizar o audio final no programa. Uso bastante o prático side chain, que facilita muito vários procedimentos. Alguns corajosos ainda fazem o spot todo nele, o que não recomendo. Se bem que nas últimas versões existe a possibilidade de usá-lo como multipista.

Preço: 274,95 dólares.

Visite: http://www.sonycreativesoftware.com/soundforge

Outros softwares que ficaram fora da lista são o Sonar, Live, Nuendo e Cubase pois são muito mais utilizados para produção de músicas. A meta foi mostrar a variedade das workstation digitais para o rádio.

O principal é que por melhor que seja os programas, felizmente o que faz a diferença á a criatividade do fator humano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário